A situação de instabilidade no continente africano é o resultado de diversos fatores históricos, dentre os quais destacamos o(a):
segunda-feira, 29 de abril de 2013
A independência do continente asiático se deu por duas causas: o enfraquecimento das nações europeias após a Segunda Guerra Mundial e a eclosão de movimentos de luta pela independência. O processo de descolonização asiático contou com o apoio norte-americano e soviético. Isso é explicado pelo fato de que naquele momento desenrolava-se a Guerra Fria. Desse modo, ambos desejavam expandir suas áreas de influência do capitalismo e do socialismo, respectivamente, isso nos países que iriam emergir com a independência.
A descolonização asiática sucedeu quase que simultaneamente com a Segunda Guerra Mundial. Muitas colônias se tornaram independentes entre 1945 e 1950, das quais podemos citar: Índia, Paquistão, Sri Lanka, Filipinas, Indonésia, Vietnã, Laos. A China promoveu a revolução socialista, em consequência disso pôs fim na dominação inglesa, alemã e japonesa em seu território. Em 1945, a Coreia deixou de se submeter aos domínios japoneses. Essa ex-colônia japonesa se dividiu em 1948, formando dois países: Coreia do Norte e Coreia do Sul.
As colônias onde hoje se encontra o Oriente Médio se submeteram aos domínios europeus por muito tempo. Países como Líbano e Síria tiveram suas independências oficializadas em 1943 e 1946, respectivamente. O restante dos países que integram o Oriente Médio obteve a independência somente após a Segunda Guerra Mundial. Com exceção do Irã, que teoricamente nunca foi colônia de nenhuma metrópole europeia.
Em razão de muitos anos de intensa exploração por parte das metrópoles europeias, as colônias se tornaram independentes, no entanto herdaram muitos problemas de caráter socioeconômico, os quais são percebidos até os dias atuais.
Posted on 17:30 by Ellen Neves
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Popular Posts
-
A ação imperialista no continente africano foi responsável por várias situações de conflito entre as populações nativas. Um dos mais l...
-
A independência do continente asiático se deu por duas causas: o enfraquecimento das nações europeias após a Segunda Guerra Mundial e a ...
-
O continente africano foi colônia de potências europeias até a segunda metade do século XX. Sua independência se deu pela ocorrência d...
-
Em 1945, a Europa imperial cedeu a supremacia de suas colônias aos Estados Unidos e à União Soviética. Qual seria o lugar reservado ao c...
-
Entre o final do século XIX e o inicio do século XX, os países industrializados transformaram o continente africano e grande par...
Total de visualizações
Blogger Tricks
Tecnologia do Blogger.
Para estruturar as colônias europeias no mundo foram necessários mais de quatro séculos, contando a partir do período das feitorias até a segunda metade do século XX.
ResponderExcluirA ìndia passou a sofrer a exploração europeia desde o século XVI, com a realização do périplo africano. Entretanto, essa exploração foi dificultada pela distância do continente europeu, ao contrário da Àfrica. Além da distância a Àsia já apresentava impérios estabelecidos,com exércitos organizados, características que, de certa forma, dificultaram as nações imperialistas.
ResponderExcluirNesse contexto, o fim da Segunda Guerra Mundial e o início das disputas entre Estados Unidos e União Soviética pela sumpremacia mundial geraram condições para a expulsão dos imperialistas.
Os portugueses chegaram ao arquipélago onde está a Indonésia no século XVI em busca de especiarias. No século XVII os holandeses ocuparam as regiões litorâneas e ali estabeleceram um escritório da Companhia das Ìndias Orientais que tinha por objetivo de manter o comércio de produtos orientais. Com a invasão nazista ao território holandês durante a Segunda Guerra Mundial, ficou impossível a manuntenção da colônia pela Holanda. Então, a Indonésia foi ocupada pelos japoneses. Com o fim do conflito teve início a Revolução Nacional, movimento pela emancipação política liderada por Sukarno.
O Império do Centro foi explorado por diversas potências imperiaistas ao longo dos séculos XVI a XX. Como fruto da exploração imperialista, os chineses viveram a Guerra do Òpio e a atuação dos boxers, jovens nacionalistas que desejavam a expulsão de todos os estrangeiros do território chinês.
A China conseguiu o fim da exploração estrangeira com a Revolução Comunista iniciada em 1949 e liderada por Mao Tsé-Tung.
O Camboja conquistou sua emancipação política, passou pelo conflito mais longo do século XX.
Já a Ìndia, era conhecida como a terra das especiarias e como tal foi cobiçada por vários reinos europeus durante a Idade Moderna. Portugal estabeleceu possessões em Bombaim, Goa e Calicute. A inglaterra tomou a Ìndia como colônia sob condição de protetorado durante o século XIX. Là estabeleceu uma dominação marcada pela autoritarismo e pelo desrespeito aos costumes e ás tradições dos povos que habitavam a Ìndia.
No início do século XX, surgiram vários movimentos que lutavam pela emancipação política e pela expulsão dos ingleses. Após a Segunda Guerra Mundial que o movimento passou a ter mais força sob o comando do líder pacifista Mohandas Gaandhi. Ele pregava a não violência, a desobediência civil e o boicote aos produtos ingleses. Ao promover greves e reuniões públicas pela independência, Gandhi suscitou a acção dos ingleses, que reagiram como violência aos movimentos pacifistas. A violência dos exércitos britânicos levou os Estados Unidos liderarem um boicote internacional aos produtos ingleses até que a independência fosse concedida á Ìndia. A emancipação política ocorreu em 15 de agosto de 1947.
A respeito da descolonização da Ásia, entendemos que o processo de descolonização asiático contou com o apoio norte-americano e soviético. Isso é explicado pelo fato de que naquele momento desenrolava-se a Guerra Fria. Desse modo, ambos desejavam expandir suas áreas de influência do capitalismo e do socialismo, respectivamente, isso nos países que iriam emergir com a independência.
ResponderExcluirUniverso História.
A ebulição política e social após a Segunda Guerra Mundial se estabeleceu também nas regiões em processo de descolonização, pois o fim da guerra fria demarcava, na pratica, ó fim dos impérios coloniais. A partir de 1945, o ideal de independência dos povos colonizados transformou-se num fenômeno de massas, com o surgimento de vários países politicamente livres, que, no entanto mergulharam na dependência econômica, determinando o subdesenvolvimento, o terceiro-mundismo.
ResponderExcluir